quinta-feira, 31 de março de 2011

Voltamos!!!

Voltamos das férias!!! E com força total! Energias recarregadas!!

Agradecemos por toda manisfestação de carinho recebida por meio dos e-mails, comentários aqui registrados, recados em redes sociais e outros meios de contato durante esse prolongado período!

Para nós do Integrando Gerações é muito importante saber que existem pessoas com o coração aberto, que apoiam a causa do idoso em todos os âmbitos, formas e particularidades! Muito obrigado pelo coração sincero!

Em 2011, respiramos novos ares! Ares de um Brasil repleto de expectativas, uma Nação inteira ansiosa por dias melhores, confiante!

O Projeto Integrando Gerações, assim como toda a população brasileira, espera que nossos atuais representantes, simplesmente nos REPRESENTEM da melhor maneira possível e no mais amplo sentido desta palavra! Só isso já basta!

Durante esse período de férias recebi alguns e-mails (e não são poucos!) solicitando maiores e melhores informações sobre o nosso projeto. Estou respondendo a cada e-mail aos poucos, e responderei a todos!

Tenho a dizer que todas as informações de que dispomos à respeito do Integrando Gerações estão postadas nas páginas deste Blog/SITE, algumas postagens inclusive já bem antigas, mas que estão valendo.

Se por ventura quiserem alguma informação mais detalhada, por favor sejam mais específicos ao fazer contato! Torna-se praticamente impossível entendermos o que realmente querem saber quando simplesmente pedem por "MAIORES INFORMAÇÕES".

Alerta! ((Um assunto chato para se tratar aqui, porém, muito necessário!))

Tenho reagido com certa perplexidade e decepção ao perceber que, com alguma frequência, tem "pipocado" sites de instituições, que se dizem da área de educação (que exemplo estão dando!), e até algumas prefeituras, utilizando indevida e criminosamente o nome do Projeto Integrando Gerações, e propagando como se fossem de sua autoria, criação e/ou idealização, verdadeiros plágios! Além do que, instituições não criam, mas DESENVOLVEM (implementam) uma idéia ou algo que foi criado "POR UMA PESSOA". Tudo tem um autor, que é uma pessoa, um ser pensante, com cérebro! (Me sinto ridículo comentando isso, mas é que tem alguns incautos, completamente sem noção de como as coisas funcionam!) Agora, também existem os que têm cérebro, mas que não pensam, acham melhor ou mais fácil, roubar idéias prontas!

Sinto muito, mas terei que ver uma forma de barrar tudo isso! Estou com cópias das matérias veiculadas nestes sites e não tardarei em tomar as devidas providências judiciais cabíveis! O Projeto Integrando Gerações prevê a sua reaplicabilidade/replicabilidade, com algumas condições é claro, mas não o plágio descabido!

O Projeto Integrando Gerações está amparado por lei, está totalmente documentado, fotografado e, amplamente divulgado na mídia (impressa, televisionada e internet) desde a sua origem! Se querem copiar a metodologia do projeto, que sejam criativos e mudem pelo menos o nome do programa!

Este é um dos problemas que enfrentamos quando se vive em um país de dimensões continentais como o nosso, alguns desavisados imaginam que o que é realizado de bom e de maravilhoso aqui no Centro-Oeste, nunca, jamais, em tempo algum será propagado no Nordeste, no Sul, no Sudeste e no Norte! E assim se sentem no direito, se julgando espertalhões, copiando e colocando o nomezinho em baixo e, divulgando como se fosse sua criação! Que absurdo! Esses (alguns até educadores), nunca fazem menção alguma de onde "surrupiaram" a idéia ou a coisa pronta!

Isso é crime de roubo de propriedade intelectual, para o qual está previsto em legislação (Lei nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998 - veja a Lei Federal de Direitos Autorais na íntegra, clicando aqui!

Informo que o Projeto Integrando Gerações, originou-se em 2001 (para ver a história do projeto, clique aqui), portanto há dez anos, na cidade de Campo Grande-MS onde é o pioneiro no sistema de transmitir e orientar os idosos na área de Informática, por meio dos jovens! A idéia original do projeto ainda contempla algumas atividades satélites, como: Horticultura, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Oficina de Textos, Terapia em Grupo com acompanhamento Psicológico, Artes Plásticas, Natação/hidroginástica, entre outras (para ver a galeria de fotos, clique aqui).

Um forte abraço e muita Paz a todos os homens e mulheres de bem! A verdade sempre!

Na próxima postagem voltarei a tratar de coisas boas (rs). Abordarei pelo menos sete de algumas das dificuldades durante a implantação do Projeto Integrando Gerações e como eles foram ou poderão ser superados! Não percam!

Até breve!

Francesco Edson Nogueira
idealizador e autor do Projeto Integrando Gerações (o original)
((Para você se inteirar melhor e ver de quem é a idéia e autoria pioneira do Projeto Integrando Gerações, clique aqui. Qualquer coincidência é mera cara-de-pau e/ou grande falta de vergonha na cara!))

Perdão pelo teor um tanto quanto desagradável das palavras! Mas é que nós do projeto APRENDEMOS (aqui não só ensinamos!) com a terceira idade a lutar pelos nossos direitos, pelo que nos pertence, pelo respeito que merecemos, pelo reconhecimento de nossa contribuição oferecida ao País, pelo espaço conquistado à duras penas!

A propósito, o que é mais louvável ou importante: Ter boa reputação ou retidão de caráter???

3 comentários:

Anônimo disse...

olá, quero contribuir informando o teor de meu livro "Desvendando a informática na melhor idade", livro que orienta nos primeiros passos na utilização do computador numa linguagem simples, clara e direta, propiciando uma leitura leve, com rápido aprendizado, mostrando que os novos caminhos podem ser iniciados a qualquer momento da vida. Obg. Elianete Vieira - www.elianetevieira.com

Anônimo disse...

informática na terceira idade,é muito importante.É um público que precisa atenção e pasciência.Tendo isso em mente,está pronto para ensinar a turma da terceira idade.

Elianete Vieira disse...

Uma das maneiras de trabalharmos a memória é estudar e aprender algo novo que estimule o raciocínio e a memorização.
Dia 24/10 a partir das 18:30 estarei lançando o livro Desvendando a Informática na Melhor Idade que ensina a usar o computador, a internet, comunicação com pessoas que vivem longe, uso das redes sociais, numa linguagem simples e clara destinado à todas as idades principalmente à melhor idade. Pessoas que não sabiam usar o computador hoje enviam e-mail para mim. Fico muito feliz com isso.
Espero vocês na Livraria Martins Fontes Paulista (Av.Paulista 509, ao lado metro Brigadeiro). Abraço. Elianete

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total