Continuação...
Alguns fatores que orientam o trabalho de Monitoria de Informática no Projeto Integrando Gerações
Além dos assuntos tratados antes do início de cada aula e, a fim de se direcionar o trabalho de monitoria de informática, foram elaboradas algumas orientações ao Monitor de Informática, enquanto voluntário do Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade”:
1. Conhecer o projeto: origem, justificativa, missão, objetivos, metas, métodos, conquistas, bem como as necessidades, dificuldades do público alvo, entre outros.
2. Estar pelo menos 15 (quinze minutos) antes do início das aulas do projeto, entrar antes dos alunos;
3. Fica estabelecido que a primeira aula de cada mês, o aluno (idoso) entrará no Laboratório de Informática, antes do Monitor de Informática;
4. Freqüentar as aulas sempre com o uniforme específico do projeto (ou da escola);
5. Evitar marcar compromissos (médico, dentista, viagens, cursos, entre outros) no dia em que você tem aula no projeto;
6. Trazer sempre consigo uma caneta azul ou preta (evitar usar a dos alunos);
7. Conhecer tudo sobre o seu aluno; nome, endereço, telefone(s), o que gosta e o que não gosta, problemas de saúde, data de aniversário, dificuldades, visão de mundo, entre outros;
8. Passar informações a seu respeito (idem as anteriores);
9. Ter um relacionamento extra-escola, se possível, com o seu aluno do projeto; (pedir o consentimento e acompanhamento dos seus pais/responsáveis);
10. Escrever um “diário” sobre as suas experiências e momentos marcantes com o seu aluno da terceira idade. Isso poderá ser muito importante no futuro;
11. Convidar seus pais/responsáveis para visitar o projeto;
12. Ficar atento às reclamações e incomodações de seu aluno e comunicar ao Monitor-mor, Professor e/ou Coordenação;
13. Comunicar, de forma sigilosa, ao professor ou a coordenação, qualquer fato ou situação desagradável em relação a outro Monitor de Informática que possa interferir ou comprometer o bom desempenho do projeto;
14. Propor desafios, testar o conhecimento e aprendizado do seu aluno, mesmo que de maneira informal diariamente (extra-provas) até sentir que ele compreendeu o assunto;
15. Nas aulas de Informática, você é quem deverá fazer as anotações e avisos necessários para o seu aluno, com letra bem legível;
16. Guardar seus materiais escolares no lugar indicado pelo professor, a fim de não acumular volumes sobre as bancadas dos computadores;
17. Sempre verificar se o seu aluno não está esquecendo algum material antes de se retirar do Laboratório de Informática;
18. Incentivar o seu aluno a participar das aulas técnicas (palestras), passeios, do cantinho de obras-primas, do momento de reflexão e das atividades abertas ao público, na escola (Feira de Ciências, Homenagem ao Dia das Mães/dos Pais, Festa Junina e outras);
19. Não transferir a sua responsabilidade para os outros. Assumir todas com elegância e diplomacia;
20. Estabelecer um canal de comunicação, via telefone, com o seu aluno;
21. Seguir, rigorosamente, as orientações aula-a-aula, conforme planejado e solicitado pelo professor. Evite passar atividades sem a autorização e aprovação do professor;
22. Ser amigo dos seus colegas monitores, oferecendo respeito e conquistando o respeito deles;
23. Demonstrar educação, simpatia, cortesia e gentileza ao receber as pessoas que visitam o projeto. Sempre apresentar o seu aluno!;
24. Incentivar o seu aluno a usar o crachá e o uniforme específico do projeto, valorizando-os;
25. Se por ventura precisar faltar às aulas do projeto, comunicar com muita antecedência o seu aluno e o professor;
26. Mostrar interesse em tudo o que o seu aluno lhe contar. Tendo chance, procurar expor o seu ponto de vista;
27. Procurar surpreender positivamente o seu aluno. Lembre-se de que ele foi literalmente “adotado” por você;
28. Sempre que necessário, ajudar o seu aluno em escadas, rampas e outros obstáculos dentro da escola;
29. Respeitar os limites de seu aluno (capacidade de compreensão, coordenação motora, audição, visão, dificuldade de abstração, memória, entre outros) lembre-se sempre de que são pessoas idosas e ainda não tiveram oportunidade de aprender Informática e, a maioria ainda não tem computador;
30. Durante os passeios e aulas técnicas fora da escola, manter-se sempre junto dos professores, se precisar de algo, peça-lhes. Preste atenção nas palestras;
31. Atualizar, se necessário, os dados cadastrais da sua ficha de Monitoria;
32. Falar, constantemente, sobre a sua atuação no projeto para seus familiares e onde quer que você vá. Valorizar a função de Monitor, sempre!
33. Estar sempre preparado para dar depoimentos sobre a sua experiência no projeto: por que participa, o que mudou na sua vida, por que precisa ensinar, o que tem aprendido com os idosos, entre outros.
34. Respeitar e atender as solicitações do Monitor-mor;
35. Você é o único responsável pelos seus objetos pessoais e de valor que trouxer para as aulas do projeto, portanto cuide bem deles;
36. Na sua sala de aula, no período matutino, pelo fato de fazer parte desse projeto, é bom salientar que você não terá nenhum privilégio junto aos colegas de sua classe e/ou professores, portanto, cumpra com muita responsabilidade a sua obrigação de aluno;
37. Procurar ser um “monitor de idosos” não só na escola, mas sim na maior parte de seu tempo: nos supermercados, nas feiras, nos bancos, nos shoppings, entre outros;
38. Evitar alimentar e/ou participar de comentários maldosos (fofocas), factóides, falácias, tagarelice sobre outros alunos (idosos) e outros colegas monitores;
39. No pátio, antes de entrar para a aula, passar uma imagem de compostura e seriedade aos idosos que já estiverem aguardando. Evitar participar de algazarras e brincadeiras de mau-gosto;
40. Participar, colaborando com idéias e sugestões para o sucesso cada vez maior desse projeto.
Clique aqui!
0 comentários:
Postar um comentário