Continuação...
Os Monitores de Informática (os jovens)
São os alunos da escola na faixa etária entre 10 e 16 anos, portanto cursando desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio. São os protagonistas do projeto, ou seja, os jovens que, exercendo a função de voluntário, atuam em primeiro plano no repasse de seus conhecimentos e experiências na área de informática às pessoas da Terceira Idade. São supervisionados e direcionados pelo professor-voluntário.
É importante ressaltar que o monitor de informática não é auxiliar do professor, é um mini-docente, está subordinados a ele, deve de fato prestar contas ao professor, mas o brilhantismo da integração de gerações é que deve sobressair. Tem de ficar evidente a oportunidade de crescimento oferecida e a efetiva mudança de hábito desse jovem no seio familiar e na sociedade, conforme objetiva-se o projeto.
No decorrer das aulas e nas reuniões extraordinárias é desenvolvido com o monitor de informática um trabalho de preparação e conscientização, previamente planejado, sobre questões relacionadas ao serviço voluntário, como: O que é? Por que ser um voluntário? Obrigações do voluntário? Quais as vantagens de ser um voluntário?
O monitor é orientado para que tenha conhecimento do maior número possível de dados sobre o seu aluno, por isso a entrevista durante a efetivação da matrícula no projeto ser realizada pelo próprio monitor que trabalhará com o idoso.
As informações, obtidas na entrevista, como: data de aniversário, endereço, números de telefones, o que gosta e o que não gosta, “hobby”, problemas de saúde, história e experiência de vida, dificuldades de aprendizagem, entre outros, têm-se provado que facilita a integração entre ambos.
O horário do trabalho prático e voluntário do monitor está estipulado em 1h30min semanais e, a sua função restringe-se exclusivamente à transmissão de conhecimentos de informática, com base na forma e nos termos, segundo a orientação repassada nos encontros de treinamento, de capacitação e antes do início de cada aula. Para isso, o monitor deve estar no laboratório de informática, pelo menos quinze minutos antes do início das atividades para o recebimento dessas orientações e informações para o bom desempenho da aula do dia.
Um monitor não orienta aluno (Terceira Idade) de outra turma diferente, de forma fixa e permanentemente, salvo eventualidades. Dessa forma o monitor deve atuar em apenas uma turma. Evita-se com isso o desgaste físico, mental e emocional por perfazer um horário excedente e entrar em desacordo com a proposta de adesão ao trabalho de voluntariado quando do preenchimento do Termo de Autorização de Participação e da Ficha de Inscrição – Monitoria.
Assim, os monitores que fazem parte de um horário não podem ser os mesmos de horário distinto.
No período de provas da escola* , tanto mensais quanto bimestrais, a escola se reserva o direito de suspender as aulas referentes ao projeto, a fim de que os monitores participantes não sejam prejudicados no seu desempenho escolar. As aulas são suspensas, também, durante o recesso e férias escolares do mês de julho, com data de retorno prevista para a primeira semana do mês de agosto.
*(Esse período é previsto no calendário escolar anual da instituição os quais são separados uma vez por mês, aproximadamente, sete dias consecutivos, para a realização e aplicação das avaliações escritas junto aos seus alunos (os jovens). O período de provas é estabelecido e visa dar oportunidade para que pais e alunos possam planejar suas atividades extra-escolares com antecedência. Esse período de provas é instituído pela direção e para toda a escola.)
Nas aulas de informática dio projeto é desejável que o monitor tenha freqüência superior a 90% (noventa por cento) da carga horária total. O não atendimento desse critério pode levá-lo a ser substituído ou a não receber o certificado de participação.
Sempre que necessário ausentar-se do projeto, o monitor deve comunicar, previamente, à coordenação do projeto e, o próprio monitor deve providenciar, com o auxílio da coordenação, um substituto que tenha habilidades semelhantes às suas, condição exigida para a sua seleção no projeto.
Eventualmente, o monitor pode ou não ser substituído (pode ser realizado um remanejamento), caso o trabalho não esteja sendo produtivo, porém não se deve adotar a prática de rodízios constantes, pois, tenho como princípio que: “o que está dando certo não se mexe, aperfeiçoa-se”. Além disso, impedir a construção de uma bela história fatalmente ocasionará o descontentamento de ambos ou a desistência de alguém.
No projeto trabalha-se com cada monitor, paralelamente, a questão do voluntariado juvenil, portanto não caracteriza-se em uma obrigação, ele pode ser renovado no ano seguinte ou não. Todavia no decorrer do ano letivo os monitores são incentivados para que não desistam. Sempre faço o convite para que continuem.
Ao longo desses anos tem-se observado que a saída de um monitor do projeto se dá em razão dos seguintes motivos:
- mudança de nível de ensino, a qual devido à escassez de tempo em virtude de se obter um preparo maior rumo ao nível superior, forçosamente, o monitor se vê obrigado a se desligar do projeto;
- transferência para outra escola distante ou mudança de cidade;
- a pedido dos pais por motivos de baixo rendimento escolar.
Os monitores de informática e os estudantes em geral (os jovens), mesmo os que não pertencem ao projeto, são frequentemente convidados a apresentar ou expor seus talentos aos idosos, por exemplo:
• Os três primeiros lugares na classificação do Concurso de Poesia da escola;
• Apresentação de um show musical de uma banda de música composta por monitores e de outros alunos exclusivos da instituição;
• Apresentação de monitores e de outros estudantes que conquistaram algum prêmio em campeonato individual ou em nome da instituição: natação, judô, prêmio literário, olimpíadas de Matemática/Português, entre outros;
• Outras atividades e eventos em que, principalmente, algum monitor tenha obtido algum destaque.
...esse assunto continua nas próximas postagens!
Um abraço!
Francesco Edson Nogueira
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Projeto Integrando Gerações: quem são os monitores de informática!
Postado por Francesco em 18:22
Marcadores: Palavra do Autor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade" by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
0 comentários:
Postar um comentário