quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Projeto Integrando Gerações: como acontece essa integração?

Ao longo dos anos o ensino para idosos sempre foi focado no campo educacional, mais especificamente, na alfabetização. Grandes esforços se têm envidado com relação à sua formação como artesãos com a finalidade de complementar a fonte de renda, haja vista que, em sua maioria, a questão da aposentadoria ainda não satisfaz as necessidades básicas da família. São muitos também os projetos que visam promover o bem-estar do idoso, inserindo-o em atividades de lazer, como danças e bailes.

Nesse sentido inúmeros métodos têm sido utilizados com grande eficácia e sucesso. Porém, com o surgimento de entidades preocupadas com a ocupação dos idosos, diversos outros cursos têm sido oferecidos para essa faixa etária. Assim, centros comunitários, igrejas, organizações não-governamentais e serviços sociais em geral oferecem cursos de interesse dos idosos e criam vários grupos da chamada Melhor Idade ou Terceira Idade.

É a hora e a vez das escolas também se engajarem nesse processo de ressocialização dos idosos!

O universo escolar, não importando a qual esfera pertença, pública ou particular, detém os meios e recursos que são capazes de impulsionar idéias bem sucedidas como é a do Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade”. O autor, através deste Espaço, tem a pretensão de compartilhar a idéia original e oferecer subsídios para que modelos de ações como a desse projeto, possam ser replicadas ou reaplicadas por todo o país.

O projeto utiliza como meio a área de Informática, em nível básico que, se constitui de maneira intrínseca, uma grande necessidade dessa minoria, que já está se tornando globalmente, uma maioria. Paralelamente, além da questão sócio-educacional, são trabalhados alguns temas transversais como: solidariedade, voluntariado educativo e juvenil, responsabilidade social da empresa, regras básicas de convívio social e questões ligadas ao sentimento humano: amor, afeto, respeito, auto-estima, entre outros.

Uma das principais razões para que não haja ações que realmente promovam o bem-estar social é não saber como começar, como dar os primeiros passos, então, com uma linguagem simples, não-formal e de fácil compreensão, mais especificamente para o jovem na faixa entre 10 a 16 anos de idade, é que resolvi compartilhar de forma pormenorizada, o passo-a-passo dessa experiência.

Como esse programa é pioneiro e bem-sucedido, por meio de um modelo de tecnologia social, devidamente fundamentada e planejada para atender especificamente a essa demanda da população, os idosos, é que uma escola da capital campo-grandense, no Estado de Mato Grosso do Sul, junto com a comunidade estudantil, estendeu seus braços para a sociedade, especificamente para os idosos, a fim de oportunizar aos cidadãos da Terceira Idade a aquisição de novos conhecimentos e melhorar seu sentimento de cidadania.

A idéia principal do projeto pode ser adaptada, bem como seus formulários, desde que citada a fonte original. Aproximadamente, noventa e cinco por cento das ações previstas no projeto já foram implantadas com sucesso, inclusive sendo altamente conceituado e reconhecido em nível local e nacional, por meio das honrarias e prêmios que o programa coleciona.

Dessa forma, espero contribuir para um mundo melhor e que as pessoas ao lerem os relatos e depoimentos, bem como compreenderem o seu funcionamento e metodologias, possa se imaginar a frente de uma ação similar, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Francesco Edson Nogueira



Clique aqui!

"Comunidade Oficial Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total