Ao longo dos anos o ensino para idosos sempre foi focado no campo educacional, mais especificamente, na alfabetização. Grandes esforços se têm envidado com relação à sua formação como artesãos com a finalidade de complementar a fonte de renda, haja vista que, em sua maioria, a questão da aposentadoria ainda não satisfaz as necessidades básicas da família. São muitos também os projetos que visam promover o bem-estar do idoso, inserindo-o em atividades de lazer, como danças e bailes.
Nesse sentido inúmeros métodos têm sido utilizados com grande eficácia e sucesso. Porém, com o surgimento de entidades preocupadas com a ocupação dos idosos, diversos outros cursos têm sido oferecidos para essa faixa etária. Assim, centros comunitários, igrejas, organizações não-governamentais e serviços sociais em geral oferecem cursos de interesse dos idosos e criam vários grupos da chamada Melhor Idade ou Terceira Idade.
É a hora e a vez das escolas também se engajarem nesse processo de ressocialização dos idosos!
O universo escolar, não importando a qual esfera pertença, pública ou particular, detém os meios e recursos que são capazes de impulsionar idéias bem sucedidas como é a do Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade”. O autor, através deste Espaço, tem a pretensão de compartilhar a idéia original e oferecer subsídios para que modelos de ações como a desse projeto, possam ser replicadas ou reaplicadas por todo o país.
O projeto utiliza como meio a área de Informática, em nível básico que, se constitui de maneira intrínseca, uma grande necessidade dessa minoria, que já está se tornando globalmente, uma maioria. Paralelamente, além da questão sócio-educacional, são trabalhados alguns temas transversais como: solidariedade, voluntariado educativo e juvenil, responsabilidade social da empresa, regras básicas de convívio social e questões ligadas ao sentimento humano: amor, afeto, respeito, auto-estima, entre outros.
Uma das principais razões para que não haja ações que realmente promovam o bem-estar social é não saber como começar, como dar os primeiros passos, então, com uma linguagem simples, não-formal e de fácil compreensão, mais especificamente para o jovem na faixa entre 10 a 16 anos de idade, é que resolvi compartilhar de forma pormenorizada, o passo-a-passo dessa experiência.
Como esse programa é pioneiro e bem-sucedido, por meio de um modelo de tecnologia social, devidamente fundamentada e planejada para atender especificamente a essa demanda da população, os idosos, é que uma escola da capital campo-grandense, no Estado de Mato Grosso do Sul, junto com a comunidade estudantil, estendeu seus braços para a sociedade, especificamente para os idosos, a fim de oportunizar aos cidadãos da Terceira Idade a aquisição de novos conhecimentos e melhorar seu sentimento de cidadania.
A idéia principal do projeto pode ser adaptada, bem como seus formulários, desde que citada a fonte original. Aproximadamente, noventa e cinco por cento das ações previstas no projeto já foram implantadas com sucesso, inclusive sendo altamente conceituado e reconhecido em nível local e nacional, por meio das honrarias e prêmios que o programa coleciona.
Dessa forma, espero contribuir para um mundo melhor e que as pessoas ao lerem os relatos e depoimentos, bem como compreenderem o seu funcionamento e metodologias, possa se imaginar a frente de uma ação similar, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
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