quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Projeto Integrando Gerações: o ensino de informática para a Terceira Idade!

Continuação...

O ensino de informática para a Terceira Idade

Desde o início do "Integrando Gerações", sempre houve uma preocupação muito grande quanto à didática, ao conteúdo programático e à elaboração de material. Pensávamos em uma prática que abordasse desde o ensino da microinformática: História do computador, conceitos básicos, desde o seu funcionamento até o ensino Windows, Word, Excel, Power Point, Internet e como navegar nela, desmistificando a crença e idéias errôneas acerca de certos paradigmas.

O material de apoio didático (apostila) e as atividades extra-complementares são elaboradas pelo professor, também em caráter voluntário e fica à disposição na reprografia da escola para que os idosos (alunos) adquiram, caso tenham interesse.

Muitas pessoas me ligam, mandam e-mails, enviam recados através de redes sociais ou fazem comentários aqui no blog, solicitando informações acerca do que é transmitido aos idosos durante as aulas e/ou se poderia enviar-lhe cópia da apostila que utilizamos.

Acontece que não consigo dissociar o ensino de informática do que realmente ele é, a teoria que ensinamos é a mesma ensinada em qualquer escola ou curso de aperfeiçoamento na área de informática. Isso não muda, e acredito que nunca mudará. O diferencial do "Integrando Gerações" não está no que ensinamos, mas na forma COMO ensinamos e na maneira como nos comunicamos, não usamos de termos "assombrosos, assutadores, difíceis, complicados, inglês" no início (esses adjetivos são atribuídos por eles - os idosos). Adotamos uma linguagem de fácil compreensão.

A inovação do projeto está na metodologia adotada. O grande segredo reside em como administramos o conteúdo às pessoas da terceira idade. A nossa metodologia, a nossa prática, o 'como fazer' é que tem sido a base e a razão do sucesso e pioneirismo do projeto.

As aulas práticas são totalmente voltadas para fatos da vida real e do dia-a-dia dos idosos, com aplicabilidade prática dos conteúdos, utilizando a informática como ferramenta. Alguns breves exemplos das atividades desenvolvidas pelos alunos (idosos) são:

Software de processamento de textos: digitação de poesias, causos e receitas de arte-culinária (essas receitas são encadernadas, gratuitamente por um dos parceiros do projeto, os idosos fazem as próprias capas de seus "livrinhos de receitas"), elaboração da autobiografia (esse texto será utilizado no ensino do PowerPoint), confecção de pequenos cartazes (ex: costureira, fazemos bordado, vende-se bolos, tortas e salgados, faço pequenos consertos, lavadeira avulsa e mensalista), entre outros.

Software de planilha eletrônica de cálculo: controle das despesas domésticas básicas (aplicação de fórmulas eletrônicas simples), confecção de boletim eletrônico simples de desempenho escolar, entre outros;

Software de apresentação de slides: criação de "telas" (slides) onde cada aluno faz uma breve autobiografia ilustrada com recursos capturados da internet, confecção de um videokê com as suas músicas preferidas, entre outros.

Internet: navegação e pesquisas, captura de textos, fotos e figuras, criação de contas de correio eletrônico (e-mail), digitar e enviar e-mails, salas de bate papo, sites voltados para a Terceira Idade, entre outros.

Essas atividades são realizadas após os idosos dominarem alguns conceitos básicos próprios do ambiente Windows: abrir, fechar, salvar, recortar, colar, copiar, minimizar, maximizar, restaurar, entre outros. Os idosos também são orientados quanto a alguns atalhos básicos via teclado que realizam esses comandos, como: CTRL+C, CTRL+V, CTRL+X, CTRL+Z, CTRL+A, CTRL+B e por aí vai. Para isso é indispensável que eles (os idosos) tenham essas entre outras informações, por escrito, sob a forma de apostila.

Desde a sua implantação em 2001, o projeto vem sendo aperfeiçoado e implementado com o uso de novas técnicas didático-pedagógicas. Essas inovações e alterações são realizados à medida em que se nota algumas particularidades e necessidades intrínsecas ao processo ensino-aprendizagem no que se refere à pessoa idosa. No decorrer desses dez anos de experiência foi possível verificar e/ou concluir que:

1) A transmissão de informações e de conteúdos, para a compreensão por parte dos alunos (idosos), se realizada de forma mais lenta do que a oferecida aos alunos pré-adolescentes e adolescentes, e revisada várias vezes, favorece a fixação dos conhecimentos em função das condições orgânicas das pessoas dessa faixa etária serem limitadas;

2) O conteúdo a ser ministrado, quando transmitido primeiro mecanicamente, através de atividade prática e utilização de recursos visuais (o computador aberto e fragmentado) e, só depois explicada a fundamentação teórica, propicia melhor compreensão por parte dos idosos. Isso ocorre porque os alunos, após a primeira etapa (prática), ao sentirem que dominam o conteúdo, então somente depois tornam-se sensíveis à parte teórica;

3) As pessoas da terceira idade têm as mesmas aspirações e curiosidades que os jovens têm em relação ao mundo tecnologicamente desenvolvido, inclusive o ensino da informática torna-se mais eficaz e altamente receptivo por essas pessoas devido à força de vontade demonstrada.

4) O ensino de informática tem promovido um caráter de efeito libertador nas pessoas da terceira idade, elas sentem-se mais confiantes e valorizadas pessoal e socialmente;

5) Ficou muito marcado que a relação professor-monitor-aluno é riquíssima, pois existe uma troca muito grande de ensinamento e aprendizado, uma vez que eles (os idosos) são pessoas que criaram e educaram seus filhos, isto é, ensinaram-lhes vários princípios, credenciando-os como participantes ativos no processo de ensinar;

6) Não se pode deixar de mencionar que o respeito, a afetividade, o carinho e a gratidão, tão esquecidos ultimamente, estão presentes todo o tempo na relação professor-monitor-aluno;

7) Ações variadas ligadas aos temas transversais propostos pelo Ministério da Educação, além de regras de convívio social e ética são ricamente desenvolvidas e observadas durante a execução das aulas.

Por enquanto é isso e, espero ter contribuído ainda mais para que outras pessoas sintam-se motivadas em reaplicar a idéia do "Integrando Gerações" pelo Brasil afora.

Aproveitando! A lição que esse vídeo nos traz é muito pertinente! Assista-o vale muito a pena!




O próximo assunto que irei abordar é muito interessante: "Projeto Integrando Gerações: Algumas dificuldades ou insucessos dessa experiência desde a implantação e como eles foram ou estão sendo superados".

Como se vê, tivemos alguns probleminhas logo no início, não foi tudo mil-maravilhas como alguns podem pensar. Tivemos várias dificuldades, porém superamos cerca de noventa por cento delas. Fiquem atentos! Assine nosso feed para não perder!

Muito obrigado!

Francesco Edson Nogueira
Bacharel em Administração e especialista em métodos e técnicas de ensino pela Anhanguera-Uniderp, Campo Grande-MS, 1997.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total