segunda-feira, 6 de julho de 2009

Projeto Integrando Gerações: Os pais dos monitores!

Continuação...

No início do ano os pais devem ser comunicados sobre a existência do projeto, pois eles têm papel fundamental. É no seio e convívio familiar que se observam as reais mudanças no caráter, no comportamento e no proceder diante de situações relacionadas à pessoa idosa por parte do jovem. Para isso, tem de haver um trabalho conjunto com a escola e, é a escola, através da Coordenação Pedagógica, Supervisão ou Orientação Educacional que provocará esse vínculo, pois levando em consideração as condições atuais, os pais têm tido pouco tempo para dar o “feed-back” esperado, a fim de verificar o cumprimento ou não de parte dos objetivos do projeto.

Pensando nisso, foi criado um canal de comunicação através de correspondências e questionários específicos e exclusivos para esses responsáveis que, se constituem atores fundamentais para o projeto.

A aplicação do questionário, nesse caso, visa obter dados precisos, cuja finalidade é a de apurar informações, retratar situações gradativas ou inovadoras em relação às mudanças observadas nos hábitos e comportamento do filho em casa, no meio social e apurar dificuldades que ele possa estar sentindo no cumprimento do papel de monitor.

As atribuições dos pais e/ou responsáveis em relação ao projeto não estão restritas somente em responder ao questionário. Os pais e responsáveis dos monitores podem ser verdadeiros parceiros-voluntários atuando em algumas situações, como: prestar serviços de transporte quando um idoso necessitar de deslocamento para realizar consulta médica, odontológica, promover encontros familiares de fins-de-semana entre o seu filho (monitor) e o aluno dele (idoso), sugerir idéias de formas inovadoras e métodos de transmissão de conhecimento, entre outras necessidades.

Um dos itens que compõe o critério que eleje o "Monitor Destaque do Ano", é que um dos seus pais/responsáveis visite o projeto durante a aula, prestigiando e apoiando o trabalho desenvolvido pelo filho.

O convite deve partir do próprio monitor e não há necessidade de agendamento prévio, pois entende-se que o fator surpresa é um dos pontos de grande motivação para os alunos e monitores.

É desejável que seja estabelecido um canal de comunicação extra-escola com o idoso a fim de estreitar os novos laços de amizade e construir uma experiência marcante e parte de uma história de vida.

Não há a necessidade de formalizar a participação desses colaboradores, como: preenchimento de fichas de inscrição, pois as informações principais já constam da ficha de inscrição para o serviço de monitoria e de outros formulários recomendados.


"Reunião com os pais/responsáveis, monitores, direção e a coordenação geral do Projeto Integrando Gerações"
Fotografia: Produtora ABRAVÍDEO (DF)


A eventual presença e a participação contínua dos pais e/ou responsáveis não acarretam nenhuma ingerência ao bom andamento das aulas do projeto, pois são agentes diretamente responsáveis pelo acompanhamento das atividades e das mudanças de comportamento dos monitores em situações alheias a vida escolar constituindo se, dessa forma, atores de fundamental importância no projeto.

É essencial, segundo os parâmetros curriculares (PCNs), para uma boa escola ser considerada de qualidade, a integração constante com os pais e com a comunidade em geral. A escola não pode ser socialmente autônoma, ela é parte da sociedade e deve estar associada à comunidade da qual faz parte.

Diante disso o projeto visa contribuir para uma educação de qualidade.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total