quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; (I Coríntios 13:1-8)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Projeto Integrando Gerações: quem são os alunos?

Continuação...

Para que se possa entender o funcionamento do projeto é preciso fazer a distinção de um aspecto muito importante: a atribuição do termo “aluno”.

O aluno da escola que presta o serviço voluntário de orientação e instrução à pessoa idosa recebe o tratamento e título de Monitor de Informática e, a pessoa idosa que recebe a orientação e instrução acerca da Informática, por sua vez, o tratamento e título de aluno.

Portanto, aluno é a pessoa idosa, com sessenta anos ou mais, devidamente inscrita e freqüentadora das aulas do projeto e, monitor é o aluno da escola devidamente matriculado e freqüentador das aulas no contra-turno em que o projeto é executado.


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"Comunidade Oficial Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"


Os alunos (Terceira Idade)

Na execução do projeto são considerados alunos a turma da terceira idade, ou seja, as pessoas na faixa etária de 60 (sessenta) anos completos ou mais. Alguns preferem chamar essa fase da vida de Melhor Idade.

Os alunos devem ter pelo menos dois encontros exclusivos com a coordenação da escola e professor-voluntário, antes que conheçam os seus futuros monitores, os “professores mirins”. Esses encontros são planejados para se trabalhar algumas questões, conforme a seguir:

No primeiro encontro, além da recepção, da apresentação dos funcionários técnico-administrativos da instituição e dos cumprimentos de praxe, é importante que seja realizado um “tour” escolar internamente a fim de que possam conhecer os setores e departamentos da instituição: biblioteca, cantina, reprografia, secretaria, diretoria, coordenação, teatro, elevador e outros.

Esse encontro é dirigido pelo professor de informática junto com a coordenadora pedagógica.

Elege-se por vontade da maioria um líder que estabelecerá, pelo menos uma vez por mês, um canal de comunicação deles com a coordenação, onde terão a chance e meios de expor suas opiniões, sugestões e pontos de vista, bem como sanar eventuais dúvidas quanto às suas participações no projeto.

Os idosos mesmo na condição de alunos são credenciados como professores, pois colaboram na formação, transmissão e resgate de valores éticos e morais aos seus monitores, cabendo-lhes à sua parte, o trabalhar dessas questões no projeto.

Além disso, participam ativamente na apresentação de novas propostas, inclusive, algumas das atividades complementares implantadas foram possíveis a partir das necessidades apresentadas pelo grupo de idosos.

No segundo encontro são orientados quanto ao seu papel, ou seja, a função a ser exercida frente aos jovens, que são os estudantes da escola que terão como orientadores na área da informática. Nessa reunião, a coordenação repassa aos idosos algumas informações colhidas durante os processos de inscrição e de seleção, como: faixa etária, expectativa dos jovens, problemas familiares, o que precisa ser ensinado. Nesse momento os idosos têm de ser conscientizados quanto à sua responsabilidade no projeto, que não é pequena.

É importante ressaltar que eles – os idosos – não são meramente receptores de informações, ou seja, agentes passivos no projeto, eles têm de se esforçar para promover algumas mudanças em alguns jovens, se for o caso, como maus hábitos, preconceitos, resgate dos valores éticos, morais e cívicos, regras de convivência social e visão de mundo.

Apenas durante as aulas é muito demorado trabalhar situações como essas, na maioria das vezes devem ser tratadas de forma confidencial e sigilosa, por conta disso os encontros não são restritos pura e simplesmente à escola, mas com a aprovação e acompanhamento dos pais/responsáveis é plenamente possível marcar encontros de fins-de-semana para o fortalecimento da relação e da contínua integração de gerações.

Além dos alunos (idosos) pertencerem ao projeto trabalhando aspectos sociais, de afetuosidade e outros, também é atribuição deles o ofício de resgatar e promover culturas e práticas abandonadas em nome do modernismo que presenciamos e, que na minha visão, ainda se fazem necessários, pois é através disso que os monitores podem conhecer e comparar o passado de seus antecedentes com o seu, além de ser possível traçar um paralelo entre o passado e o presente, situando-se no contexto histórico-cultural em que vivem.

O conhecimento do passado é importante e deve fazer parte da História de cada indivíduo, de cada ser humano. É o passado que, muitas vezes, responde o que somos hoje. Costumo sempre dizer aos meus alunos: Conhecer o passado, sim, viver lá, não.

Para mim tem sido muito gratificante ver o interesse demonstrado pelos jovens quando esses se deparam com estórias e histórias sobre como era a forma antiga de se lidar com situações que jamais sequer poderiam imaginar, como: pegar água na cacimba, cozinhar em fogão de lenha, confeccionar as próprias vestimentas, as doenças da época (a maioria erradicada), o médico de família, comprar alimentos fracionados nas “vendas”, as conversas de fim de tarde na calçada, as cantigas de rodas, brincadeiras e brinquedos, lendas, entre outros. Realmente, os idosos têm muito a contribuir com o aprendizado dos jovens.

Além dos contos, um dos pontos marcantes na execução do projeto e, que também é considerada uma das principais contrapartidas por parte dos idosos (alunos), é a transmissão de alguns ofícios que também foram esquecidos ao longo do tempo, como: a mulher rendeira, a modista, a tricoteira, a fuxiqueira.

Pelo menos uma vez por semana, uma equipe de mulheres anciãs, alunas do projeto, vêm até a instituição e têm a função de ensinar para um grupo de estudantes, que não precisa ser constituído, necessariamente, de monitores, ministrar alguns cursinhos básicos, como: crochê, tricô, renda, bordado, pintura em tecido, além de outras técnicas de artesanato e de culinária.

A coordenação abre o processo de inscrições entre os monitores interessados em aprender essas técnicas e, não havendo a quantidade desejada entre eles, então estende a inscrição aos outros estudantes. Os materiais a serem utilizados são providenciados pelos pais e/ou responsáveis dos aprendizes.

Por motivo de segurança, os alunos que fazem parte do projeto são identificados por um cartão magnético com foto digitalizada, o cartão do aluno ou crachá, que é uma tecnologia baseada em identificação por código de barras, são conseguidos, na forma de doação, através de parceria junto a empresários da comunidade local.

Na impossibilidade de angariar essa doação, a escola se encarrega da confecção de um crachá mais simples, o qual deverá ser exigido o seu uso, além do uniforme específico confeccionado para o projeto. O crachá e o uniforme devem ser usados, todas às vezes que adentrarem à escola, em qualquer atividade ou evento, sem exceções.

Não há tempo determinado para os idosos permanecerem no projeto e de fato, grande parte dos alunos, por estarem vinculados às atividades oferecidas, há mais de dois anos, se tornam verdadeiros veteranos. Frequentemente são aconselhados pelo professor a construir uma história com o seu monitor, o que pode ser perfeitamente constatado através de seus livres depoimentos quando questionados. (Leia esses depoimentos na página específica para isso!)

Em razão das questões legais, pertinentes as ações que o projeto desenvolve, elaborei alguns formulários de preenchimento obrigatório, os quais servem de documentação do projeto. Outros formulários de controle e de acompanhamento podem e devem ser criados sempre que se fizerem necessários e, os que já estão sendo utilizados podem e devem ser adaptados conforme a realidade de cada instituição.

Os idosos têm de providenciar, de forma imprescindível e obrigatória, para a sua devida efetivação no projeto, alguns documentos. Esses documentos devem ficar de posse e controle da coordenação, os quais, caso necessário, os voluntários (professores, monitores, pais e parceiros), podem ter acesso para consultas “in loco”, a fim de se obter informações precisas e detalhadas sobre assuntos relacionados a algum aluno em particular, a saber:

•Ficha de Informação do Aluno, preenchida integralmente;
•01 fotografia 3x4 ou 2x2, recente;
•Termo de Autorização de Divulgação de Imagem, Escritos e Voz;
•Fotocópia simples e nítida dos documentos pessoais (RG e CPF – frente e verso);

Então, essas são as atribuições e algumas informações relacionadas aos idosos que fazem parte do projeto. Nas próximas postagens colocarei as atribuições, ofícios e outras informações relacionadas aos demais atores do projeto, que são: os monitores de informática, os pais e/ou responsáveis, o professor-voluntário de informática, os parceiros e colaboradores, e outros atores importantes.

É isso aí pessoal! Abração!

Francesco Edson Nogueira


A T E N Ç Ã O !!!!


Frequentemente recebo e-mails e telefonemas solicitando informações mais detalhadas acerca do Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade" e, muitas dessas informações já foram publicadas aqui. Para acessar todas as postagens já publicadas, sugiro que os interessados cliquem, ao final de cada página do blog, o link que dá acesso às publicações anteriores, clicando em POSTAGENS MAIS ANTIGAS e/ou escolhendo uma das opções dos MENUS (horizontal e vertical) no início de cada página. Caso não encontre respostas para as suas perguntas, após explorar todo o blog, favor entrar em contato comigo.

Muito obrigado!



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