quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Projeto Integrando Gerações: como dar os primeiros passos?

Continuação...

Como fazer acontecer a proposta do Integrando Gerações?

A idéia principal pode ser adotada por qualquer instituição de ensino ou empresa de qualquer seguimento, basta para isso ter antes de qualquer coisa, pessoas com boa vontade, disponíveis, sensíveis e conhecedoras da causa do idoso, além de forte vontade de mudar o mundo, talento, vocação empreendedora, maquinários e equipamentos.

É de suma importância que se proceda a elaboração do perfil do público alvo que se pretende atingir, no caso, a pessoa idosa que faz parte da comunidade local, pois onde esse programa foi implementado trata-se de uma capital brasileira, portanto um grande centro urbano, onde existe realmente uma considerável demanda interessada em aprender e/ou ter noções dos recursos tecnológicos disponíveis a fim de amenizar ou extinguir os problemas apresentados na teorização desse projeto.

Por que quero propagar a idéia central do Integrando Gerações?

Tenho observado nos relatos de instituições que promovem programas sociais inovadores que, em sua maioria, são breves menções das ações realizadas, originando-se uma espécie de "caixa preta" em termos de detalhamento dessas ações.

Seria muito mais proveitoso se outras instituições pudessem absorver tais metodologias e reaplicá-las ou replicá-las como forma de desenvolver uma ação social em escala mais abrangente, consolidando-se portanto, um dos principais objetivos das tecnologias sociais.

Diante disso, o verdadeiro propósito de divulgar e promover o Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” é difundir, compartilhar, colaborar, facilitar, trabalhar o social de fato. É o desafio de não ser mais um trabalho isolado. É não guardar segredos para si ou manter jogo de interesses do tipo: “só eu sei, só eu detenho o mecanismo, só eu tenho a fórmula”.

Muito tem sido investido em ações sociais, porém pouco se vê em média ou grande escala. Por quê?

O apelo que faço, a exemplo desse projeto, é para que ensinemos e deixemos muito bem claro como é que se faz, que somemos e não retermos, mostrar o passo-a-passo, o “abêcê”. Vamos juntos articular meios para que os sites de bancos de práticas e de rede de tecnologias sociais possam oferecer um trabalho mais apurado, mais detalhado, a fim de que pessoas ou instituições possam reaplicar tais ações, porém sem tantas dúvidas.

Existem diversos trabalhos de excelência sendo realizados pelo país afora, como os que são apresentados nos concursos e prêmios oferecidos anualmente por fundações ligadas ao terceiro setor e, muitas são as pessoas e instituições com a vontade de desenvolver trabalhos similares, porém fica inviável reproduzir tais programas, por falta de detalhes, por não saberem por onde começar.

Baseado nessa argumentação, além das informações oferecidas anteriormente é que sugiro algumas maneiras de se iniciar um projeto-piloto nos mesmos moldes desse:

O primeiro passo seria procurar o Serviço de Assistência Social da Prefeitura Municipal local a fim de se estabelecer uma parceria, aonde seria criado um vínculo: Instituição x Poder Público, com o objetivo de capacitar e oferecer aos idosos, um treinamento em qualquer área do conhecimento, como por exemplo: a Informática.

É importante adotar um padrão de controle de qualidade, como por exemplo: infra-estrutura, ensino, recursos humanos e materiais oferecidos.

O Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade" pode ser adaptado, assim como também os formulários e a metodologia adotada, promovendo os ajustes e as adequações necessários, de acordo com a realidade da instituição que pretende desenvolvê-lo e da comunidade onde será aplicada, para que seja eficiente e produza, efetivamente, a eficácia almejada.

Essa experiência visa contribuir no sentido de propagar uma das formas encontradas para mudar o mundo, de uma maneira pormenorizada e detalhada dos fatos inerentes. A reaplicabilidade ou replicabilidade desse projeto está prevista desde o seu início quando implantada a experiência original.

Coloco-me à disposição para contribuir e colaborar com outras informações e esclarecimentos caso alguma instituição de ensino ou empresa manifeste o desejo de implantar e adaptar a idéia central desse programa à sua realidade institucional.

Porém, recomendo que a logomarca, os uniformes e o caráter voluntário sejam adotados e mantidos, incondicionalmente, em todos os momentos e aspectos relacionados ao projeto.

Várias informações já foram publicadas neste blog e frequentemente recebo e-mails solicitando-as. Para acessar todas as postagens já publicadas, sugiro que os interessados cliquem, ao final de cada página deste blog, o link que dá acesso às publicações anteriores, clicando em "POSTAGENS MAIS ANTIGAS".

Caso não encontre respostas para as suas perguntas, após explorar todo o blog, favor entrar em contato comigo.

Um forte abraço,

Francesco Edson Nogueira

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total