terça-feira, 7 de outubro de 2008

O que o Projeto Integrando Gerações pretende?

Continuação...

Nossa grande missão

O projeto visa contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde pretende-se atuar no preparo da pessoa idosa para a vida moderna, quebrando-se paradigmas acerca do uso e disseminação da Informática, buscando-se, concomitantemente, o resgate de valores morais e cívicos, além de tornar conhecidos e servir de exemplo para o efetivo cumprimento dos direitos e deveres preconizados no Estatuto do Idoso e no Estatuto da Criança e do Adolescente para uma melhor qualidade de vida através da educação.


Qual a intenção e o propósito?

O grande ideal

Propiciar ao idoso que compõe a terceira idade, através do jovem, condições necessárias para atuar ativa e independentemente, desenvolvendo habilidades, a fim de prepará-lo para a vida moderna, utilizando o computador como ferramenta-meio.


Outros ideais

* Construir um envelhecimento bem-sucedido através de ações preventivas como: convivência social (o aluno jovem x idoso);
* Resgatar a identidade social e a alimentação da auto-estima das pessoas idosas;
* Promover a inclusão digital;
* Desenvolver, reconhecer e resgatar valores como: atenção, aceitação, contato físico afetuoso e apropriado, respeito, ser ouvido e atendido, gratidão, entre outros;
* Empregar de forma prática os conteúdos de informática adquiridos em sala de aula e de maneira informal;
* Desenvolver agilidade com o teclado, mouse e, consequentemente, a coordenação motora;
* Estimular no jovem o gosto pela carreira docente;
* Possibilitar ao jovem a convivência com experiências socioculturais diversificadas;
* Estimular nos estudantes da escola um interesse cada vez maior pelas questões essenciais que permeiam a vida: amor, afeto, compaixão, altruísmo, força de vontade, entre outros;
* Elevar os mais puros ideais de felicidade e prazer de viver ajudando e auxiliando o próximo;
* Concorrer para o desenvolvimento da solidariedade humana, através do aperfeiçoamento do homem;
* Propiciar a integração do idoso ao núcleo familiar através de novas linguagens (o computês e o internetês);
* Integrar o idoso ao mundo cada vez mais globalizado através do uso da internet;
* Promover o retorno da pessoa idosa ao núcleo de aprendizado, fazendo-a sentir-se de volta à escola e, quem sabe futuramente, até cursar uma universidade;
* Integrar a pessoa idosa e o jovem a um ambiente cheio de perspectivas de um novo amanhã.
* Divulgar e buscar a efetivação dos direitos assegurados na Lei no. 10.741/03 – Estatuto do Idoso através do comprometimento da comunidade no acompanhamento e continuidade das ações dirigidas à pessoa idosa.


Algumas metas primordiais

# Capacitar e treinar, anualmente, pelo menos cerca de 40 (quarenta) idosos da comunidade local, na área de Informática, considerando os aspectos bio-psicosociais e a velocidade do processo de envelhecimento que ora se presencia no Brasil e no mundo.

# Capacitar 45 (quarenta e cinco) jovens, entre 10 e 16 anos para exercer a função de monitoria de informática, através de um programa de voluntariado permanente, durante o ano escolar.

# Contribuir a fim de favorecer a reformulação, urgente, do modelo educacional brasileiro no tocante a questão sócio-educacional, conforme preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, estabelecidos pelo Ministério da Educação.


É isso aí pessoal! Um abraço!

Francesco Edson Nogueira

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total