sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Projeto Integrando Gerações: Processo seletivo dos monitores!

Continuação...

Processo seletivo dos monitores

Após a elaboração do relatório de pré-formação de turmas (idosos), pelas assistentes sociais do órgão com a qual a instituição formalizou a parceria ou do encerramento das inscrições por parte dos idosos na própria escola, a direção, juntamente com o seu corpo técnico-pedagógico, conhecendo a quantidade de voluntários necessários para atender a essa demanda, promove o processo seletivo para a escolha dos estudantes que atuarão como Monitores de Informática.

A coordenação pedagógica realiza uma campanha de divulgação do projeto entre os alunos e providencia a distribuição da Ficha de Inscrição - Monitoria tantas quantas sejam o número de estudantes interessados em prestar o serviço voluntário de Monitoria de Informática.

Quando da devolução pelos alunos, preenchidas integralmente, fator que se constitui em uma das condições para o recrutamento, é realizada a seleção dos monitores cujo critério é baseado no perfil desejado para lidar com os idosos, apurado com base nas informações prestadas, além da autorização dos pais/responsáveis, disponibilidade para dedicar-se em caráter exclusivo nos dias de aula do projeto, rendimento escolar, responsabilidade, entre outros. A maioria desses dados é informada pelos próprios alunos, juntamente com os seus pais/responsáveis.

Em conformidade ainda com o previsto e recomendado nos aspectos legais inerentes ao projeto, os monitores devem providenciar, também em caráter obrigatório, os seguintes documentos, através dos quais será efetivada a sua participação no projeto:

• Termo de Autorização de Participação, devidamente assinado pelos pais/responsáveis;
• Ficha de Inscrição – Monitoria preenchida integralmente;
• 01 fotografia recente, no formato 3x4 ou 2x2;
• Termo de Autorização de Divulgação de Imagem, Escritos e Voz;
• Termo de Adesão ao Serviço Voluntário; (assinado pelos responsáveis e monitor de informática)
• Ter conhecimento e aceitar o disposto na Lei nº 9.608/98*;
• Fotocópia simples dos documentos pessoais (RG e CPF – frente e verso) ou na ausência desses, da certidão de nascimento;

*A cópia dessa lei – Lei do Serviço Voluntário – deverá ser encaminhada aos pais/responsáveis para que tomem ciência da base que norteia um trabalho voluntário.

Os monitores aprovados no processo seletivo reúnem-se com a coordenadora, juntamente com o professor-voluntário para as primeiras orientações acerca do público (idosos), do compromisso, das dificuldades, dos conteúdos e dos valores que deverão ser trabalhados.


Repescagem de monitores

Após concluído o processo de seleção, e o número de monitores inscritos superar em quantidade o número necessário para atender os idosos, ou seja, quando a oferta de mão de obra voluntária for maior do que a demanda, é aconselhável manter um arquivo na forma de banco de dados, escalonado, com base nas informações prestadas, dos estudantes que possui potencial para atuar, caso seja necessário futuramente, junto ao serviço voluntário de monitoria no projeto.

Quando da necessidade de se suprir uma vaga que, eventualmente, restar em aberto por algum motivo, pode ser realizada uma busca no referido banco, daí o nome “repescagem”, entre as fichas arquivadas. Esse banco é dividido em duas categorias:

Categoria A: Monitores inscritos que reúnem subsídios e capacidade para atuar voluntariamente nas aulas de Informática, mas por não ter obtido uma classificação no processo de seleção dentre os primeiros classificados a fim de atender a demanda inicial, ficam para uma segunda ou terceira chamada.

Categoria B: Monitores que não tendo reunido condições suficientes para atuar na área de Informática, mas que podem de alguma forma contribuir para o trabalho voluntário com os idosos, estes, podem ser perfeitamente aproveitados em outra atividade do projeto.

Na medida em que o projeto for ampliado com a implantação de novas atividades e cursos, além da Informática, com a participação dos próprios professores da instituição, em caráter de voluntariado, nessas atividades, é importante que os idosos sejam assistidos por no mínimo dois monitores.

Apenas em situação como essa, por não deterem conhecimentos e experiências suficientes para realizar um trabalho que não lhes permita serem protagonistas, atuando com os idosos, é que admite-se os monitores realizarem a função de auxiliares do professor. Nesse caso, a busca é feita entre os monitores que se enquadram no escalonamento da Categoria B.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total